terça-feira, 25 de julho de 2017

Almeirão

Chicória, almeirão, escarola, endívia e Radicchio são nomes dados a cultivares de duas espécies do gênero Cichorium, que são Cichorium intybus e Cichorium endivia. Em princípio, o nome endívia é dado a todas as cultivares da espécie Cichorium endivia, escarola são as cultivares de endívias que têm folhas lisas, almeirão é um grupo de cultivares de sabor amargo da espécie Cichorium intybus, radicchio são cultivares da espécie Cichorium intybus que formam uma cabeça compacta e têm folhas de cor avermelhada, e chicória é um nome comum dado para qualquer uma das duas espécies. Entretanto, há confusão com os nomes dados para as cultivares destas plantas, de forma que nem sempre os nomes seguem o que foi dito aqui. Por exemplo, algumas cultivares de Cichorium intybus também são chamados de endívias (endívias francesas ou endívias belgas).
Clima: A temperatura ideal para cultivar chicórias se situa entre 12°C e 22°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais baixas e outras que toleram temperaturas um pouco mais altas. Temperaturas acima de 25°C geralmente induzem a planta a produzir folhas menos desenvolvidas e a florescer precocemente.
Luminosidade: As chicórias podem crescer sob sol direto ou na sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. As folhas de plantas cultivadas sob sol direto e altas temperaturas normalmente ficam mais amargas.
Solo: As plantas precisam de solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo vai de 5,5 a 7. Não é necessário que o solo seja particularmente rico em nitrogênio.
Irrigação: A chicória deve ser irrigada com frequência para que o solo não resseque.
Plantio: As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou módulos, e o transplante pode ser feito quando as mudas têm de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados ou no fim da tarde, principalmente se a temperatura ambiente está alta, pois a muda pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.
As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno. Posteriormente algumas mudas podem ser transplantadas ou colhidas para que se fique com o espaçamento adequado.
O espaçamento recomendado depende da variedade cultivada ou cultivar, e das condições de cultivo, indo de 20 a 30 cm entre as linhas de plantio e 15 a 30 cm entre as plantas para almeirões e radicchios, e de 30 a 50 cm entre as linhas de plantio, com 25 a 40 cm entre as plantas, para endívias ou escarolas.
As chicórias também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras de tamanho médio ou grande.
Branqueamento das folhas de chicória usando vasos para cobrir as plantas
Tratos culturais: Retire as plantas invasoras que estiverem competindo por recursos e nutrientes.
Uma prática que pode ser realizada em endívias é o branqueamento ou estiolamento. Tem o objetivo de deixar as endívias menos amargas, mais claras e mais tenras, e consiste de deixar as plantas privadas de luz antes da colheita, durante aproximadamente 15 dias. Para tal existem diversos métodos, como juntar e amarrar as folhas externas de forma a privar as folhas mais jovens de luz, colocar um objeto (por exemplo um prato ou vaso) sobre o centro de cada planta, ou cultivar em vaso e cortar todas as folhas da planta, deixando que a planta rebrote em um local escuro até o momento da colheita.
Colheita: A colheita pode ocorrer de 50 a 100 dias depois da semeadura, dependendo da cultivar plantada e das condições de cultivo. As cultivares que têm folhas soltas podem ter estas colhidas individualmente apenas quando necessário. As plantas que são totalmente cortadas na colheita podem rebrotar e proporcionar novas colheitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário