segunda-feira, 24 de julho de 2017

limão siciliano

Nome científico: Citrus limon
Nomes Populares: limão,
limão siciliano, limão verdadeiro.
Tamanho da Muda: medindo, aproximadamente, 70 centímetros
Tempo para produzir: até 1 ano para produzir
Tipo de cultivo: O plantio ideal é feito em solos, porém frutifica muito bem quando cultivado em vasos grandes.
Curiosidades: Ao contrario de outras plantas cítricas o limoeiro frutifica o ano todo.
Descrição geral: O limoeiro é uma árvore frutífera que chega a atingir entre 3 e 6 metros de altura. De possível origem na Índia e Paquistão, a planta é amplamente cultivada em pomares domésticos e comerciais em quase todo o Brasil.
Suas flores perfumadas e brancas com botões arroxeados são formadas de agosto a outubro.
Seus frutos são ovalados e aromáticos. Possuem um mamilo no ápice. A polpa é suculenta, firme e ácida, contendo poucas sementes. A maturação acontece em maior abundancia de abril até agosto.
Consumo: Seus frutos são consumidos in natura frescos e também na forma de sucos e temperos.
Usos Medicinais (fonte: Plantas que Curam):
Desintoxicação: O sumo, tomado como bebida depurativa, rica em vitamina C e bioflavonóides antioxidantes, estimula o metabolismo hepático e a desintoxicação. O sumo diluído de um limão acabado de espremer é excelente antes do pequeno-almoço. O sumo é eficaz enquanto colutório e gargarejo; para otimizar os resultados em aftas, gengivite e garganta inflamada, junte uma pitada de malagueta (Capsicum spp.) tambem estimula o apetite, auxilia a digestão e melhora a absorção de ferro. A sua ação sobre o fígado ajuda a reduzir reações alérgicas e promove a eliminação de produtos residuais. Evite beber o sumo puro, pois é extremamente ácido c pode dissolver o esmalte dos dentes. Escove os dentes depois de beber sumo de limão.
Distúrbios fúngicos: As sementes do limão tal como as da toranja, são antisséptica e podem ser mastigadas ou tomada esmagadas para tratar candidías e outros problemas fúngicos. A casca e a parte branca têm níveis elevados de óleo essencial e de bioflavonóides, o que torna os extratos precioso para muitos problemas de saúde crônicos, incluindo distúrbios de circulação, tais como arteriosclerose, varizes e má circulação periférica. Em uso tópico, o sumo e o óleo essencial ajudam a cicatrizar borbulhas de acne, frieiras e picadas de insetos. Em unhas infectadas com fungos, aplique 1-2 gotas de óleo
Princípios Ativos: Pectina, limonina, felandrina e hidrocarbonetos terpênicos, dentre outros.

Contraindicações/cuidados: aplicado externamente, não se deve expor a pele ao sol, pois queima e provoca manchas escuras; a aromaterapia com óleo de limão é contra-indicada para diabéticos; desaconselhada para quem tem pressão baixa. Em doses elevadas é convulsivo, provoca tremores, delírio e vertigens. Na aromaterapia, o óleo essencial de limão usado em altas doses, por longos períodos de tempo, pode causar hipertensão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário