domingo, 23 de julho de 2017

Laranja lima

LARANJA LIMA VERDE - É, na verdade, uma das laranjas mais saborosas para o consumo ao natural. Também conhecida no interior de São Paulo e Minas Gerais como laranja Ilhoa (ioa, lhoa ou loa).
Não se justifica o nome de “lima verde”para esta fruteira. Primeiro porque da Lima verdadeira (aquela que tem a pele interna amarga), ela não tem nada. E de Verde muito pouco, apenas quando está em fase de crescimento e pré maturação; pois quando amadurece tem uma coloração amarelo alaranjado, muito bonita.
Esta variedade é muito especial, é uma laranja mito doce, e a origem da palavra Ilhoa (fruta boa) está ligada a lingua indígena Tupy - Guarany (esta citação ainda carece de confirmação).
A origem das laranjas de um modo geral é pouco conhecida.
Apesar de algumas serem consideradas como frutas brasileiras há indícios de que possam ter sido originadas de variedades vindas de outros países.
A laranja Ilhoa possui formato mais arredondado, casca média, mais ou menos lisa e polpa sem nenhuma acidez. Doce e suculenta.
É também uma das laranjas recomendadas para bebês, pessoas enfermas e idosos, por não ter nenhum teor de tanino. Não se conhece nenhuma exploração industrial desta fruteira. Apesar de muito saudável é cultivada apenas em pomares domésticos.
Nutricionalmente, a laranja é uma excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, é rica em betacaroteno. A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. A laranja Ilhoa tem ação calmante e é a mais digestiva entre todas as variedades de citrus existentes.

É bem rústica. Mas como todas as citrícolas exige no seu cultivo cuidados  fitossanitários e pulverizações constantes, orgânicas ou sintéticas, para evitar doenças e pragas. Para cuidar adequadamente consulte um agrônomo da sua região.

4 comentários: