segunda-feira, 24 de julho de 2017

Manjericão

Ocimum basilicum
Ocimum minimum ou Ocimum basilicum ‘Minimum’
O manjericão ou basílico é uma planta anual que atinge de 30 cm a mais de 1,5 m de altura. Cultivado desde a remota antiguidade, o manjericão apresenta atualmente mais de uma centena de cultivares, e suas folhas são utilizadas como erva culinária, especialmente na cozinha italiana e na de vários países do sul da Ásia.
Clima: O manjericão é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C. A planta não suporta baixas temperaturas, devendo ser cultivada dentro de estufas em regiões de clima frio, ou apenas durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente o manjericão pode ser cultivado durante todo o ano.
Luminosidade: O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.
Manjericão: Há um grande número de cultivares de manjericão - imagem original: Rob and Stephanie Levy - Licença Creative Commons
Solo: O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, e apenas solos muito ácidos são inadequados.
Irrigação: Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.
Plantio: As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também pode ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura.
O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, algumas cultivares de manjericão podem ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer uma das cultivares disponíveis.
As mudas podem ser transplantadas quando estão com 6 folhas definitivas - imagem original:
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Colheita: A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário