quinta-feira, 20 de julho de 2017

Violeta-pendente

                                                                                    Nome Científico: Achimenes grandiflora
Nomes Populares: Violeta-pendente, Violeta-de-cordão
Família: Gesneriaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: menos de 15 cm
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
A violeta-pendente é uma herbácea florífera e rizomatosa. As folhas são pequenas, ovaladas, de bordos denteados, nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou verde-bronzeadas. As folhas e os ramos avermelhados são pubescentes, conferindo-lhes uma textura aveludada. No verão, apresenta numerosas flores tubulares ou em forma de trompete, de tonalidades entre o branco, o amarelo, o rosa, o vermelho, o violeta e o azul.
A violeta-pendente é uma bela e volumosa florífera para plantarmos em grandes cestas suspensas e floreiras. Também é uma planta excelente para cultivar em varandas, visto que aprecia o sol da manhã ou da tardinha, não tolerando apenas o sol forte do meio-dia. Adapta-se a uma variedade de climas, desde o equatorial até o subtropical, resistindo a períodos de frio.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em substrato arenoso, fértil e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. No outono devemos reduzir as regas até que entre em dormência, quando perde a folhagem, e neste período deve-se suspender as regas até o início da primavera. Durante o repouso vegetativo podemos colher os rizomas para plantarmos posteriormente ou deixá-los enterrados, desde que permaneçam secos. Multiplica-se por sementes e principalmente através da divisão do rizoma durante o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário