terça-feira, 11 de julho de 2017

Angico branco

Nome Científico: Anadenanthera colubrina (Mimosoideae - Leguminosae).
Angico branco
Características: Arvoreta perenifólia, com 2,2 a 15 m de altura e 20 a 40 cm de diâmetro no Cerrado e árvore, com até 25 m de altura e 60 cm de diâmetro, na idade adulta, na Floresta Estacional Semidecidual, no noroeste do Paraná. Folhas com folíolos coriáceos, nítidos, freqüentemente falcados, pinas com dez a 18 jugos, folíolos com 40 a 60 jugos, uninervados, nítidos e glabros.  As flores são reunidas em inflorescências e os frutos são de coloração marrom, com 10 a 25 cm de comprimento e 17 a 25 mm de largura, contendo entre 10 e 15 sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre de forma natural nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal.

Madeira: Possui superfície lustrosa e lisa ao tato; cheiro indistinto e sabor fracamente adstringente. Própria para construção civil, produção de celulose e lenha. Além disso, a partir da casca pode ser extraído corante utilizado em tinturaria.


Aspectos Ecológicos: Espécie pioneira, comum na vegetação secundária, principalmente na fase de capoeirão. A floração ocorre entre os meses de setembro a novembro em São Paulo e em dezembro nos demais estados.  A frutificação, por sua vez, ocorre de agosto a novembro, no Paraná e em São Paulo. O processo reprodutivo, em plantios, inicia por volta dos cinco anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário